10:20 - 10:40    Business Case    (https://futurecomxperience.com.br/tv/video-2/open-ran-tendencias-beneficios-e-desafios-para-uma-implementacao-em-redes-5g)
Palestra

Open RAN, tendências, benefícios e desafios para uma implementação em redes 5G | Viavi

Sinopse

Rede de acesso de rádio aberta (O-RAN) está sendo adotada por operadoras e fabricantes de equipamentos em todo o mundo para reduzir o custo de implantação de infraestrutura e diminuir a barreira de entrada à inovação de novos produtos. Ao mesmo tempo, também cria desafios significativos em termos de teste e integração. Nesta sessão vamos falar de tendências de implementação O-RAN e a real necessidade de testar, gerenciar uma rede durante o desenvolvimento, a implantação e a operação de uma rede O-RAN.

Segmentos

Conectividade & Infraestrutura

Participantes

Carlos Alberto Camardella

Consultor de Engenharia de Telecom – Diretoria de Evolução Tecnológica de Redes @ Claro

Formação em Engenharia Elétrica, com ênfases em Eletrônica e Sistemas, e posterior especialização em Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Iniciou sua vida profissional em projetos militares brasileiros, como projetista de sistemas de radar e controles de armas das fragatas e do Porta-Aviões Minas Gerais, da Marinha de Guerra. Na área de telecomunicações, ingressou na Embratel em 1999, atuando na implantação das primeiras redes ATM, no desenvolvimento do QoS (qualidade de serviço) para os serviços nas redes Frame-Relay e Backbone IP, na implantação da primeira rede de transporte de sinais digitais de contribuição para emissoras de TV em nível nacional (SmarTV), no projeto da nova rede de vídeo IP de contribuição para emissoras de TV (EvSOL) e nos testes e implantação das primeiras redes WiMax, Metro Ethernet e GPON. Integrado à área de Evolução Tecnológica, sempre atuou no desenvolvimento de novos produtos e serviços, como o Netfone, e pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias como IoT, SDN, NFV, 4,5G e 5G para todo o grupo Claro. Coordenou junto à Claro os testes de convivência da Anatel entre 5G na faixa de 3.5GHz e os sistemas de recepção de TVRO satelital na Banda C. Também participa da Comissão de Frequências e da Comissão de Infraestrutura do Projeto 5G Brasil da Telebrasil, como relator.

Everton Souza

Account Manager | Solutions Engineer Wireless @ Viavi

Engenheiro Eletricista com Especialização em Telecomunicações. Com mais de 13 anos no mercado de telecomunicações (ex-CPQD, Nokia, Samsung, JDSU/Viavi), participou de várias provas de Interoperabilidade e Homologações em Laboratórios e em campo; participou de definições de métodos e procedimentos para implementação de infraestruturas de rede e ativação de novos serviços para várias operadoras e NEMs. Participou como Especialista de RF nos testes de convivência do LTE banda 28 com a TV Digital, liderado pela Anatel com participação do SindTelebrasil, UNB, CPqD, Globo, Huawei e Oi,Tim e Vivo.