15:50 - 17:20    Infraestrutura e Conectividade   
Painel de Debate

WEBINAR | Como destravar a digitalização do Brasil e impulsionar o avanço do 5G?

Visão geral

- Políticas de incentivo - Parcerias - Estratégias de produto e monetização - Comercialização do 5G (experiências) - Gestão do espectro

Segmentos

5G

Participantes

Clayton Cruz

Division President, Latin America & Caribbean @ Amdocs

Clayton tem liderança comprovada, com larga experiência em tecnologia, vendas e desenvolvimento organizacional; com sólido histórico de mais de 22 anos na Industria de Telecomunicações, incluindo Redes, Mídia e TI. Lidou com clientes na América Latina em diferentes papéis ao longo de sua carreira, desde implantação/ operações até CTO, gerência de produtos, vendas e gerência geral. Clayton viveu em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Suécia, México e Estados Unidos. Atualmente é o Presidente da Divisão Amdocs para America Latina e Caribe. Clayton é formado em engenharia e completou diversos programas para Executivos da Boston University e da Wharton School of Business.

Márcio Fabbris

Vice Presidente de B2C @ Vivo

Marcio Fabbris é Vice-Presidente de Marketing e Vendas para o segmento Consumer da Vivo no Brasil. Responsável por buscar o crescimento do negócio de forma eficiente e sustentável através da definição e implementação da estratégia comercial para o segmento B2C. Suas principais responsabilidades incluem a definição da proposta de valor, estratégia de marca, comunicação e posicionamento, estratégia de canais de vendas, melhorias na experiência dos clientes e coordenação de todas as atividades de go-to-market. Antes de se juntar a Vivo, Marcio foi um consultor de negócios com a McKinsey & Co. É graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP, possui um MBA pelo Insper e especialização em Estratégia de Marketing pela London Busines School.

Ari Lopes

Gerente Sênior para Américas @ OMDIA

Ari Lopes lidera os trabalhos de investigação e projetos de consultoria na região. Seus principais trabalhos tem sido em estratégia de preços, desenvolvimento de mercados de banda larga fixa e móvel, IoT, relação entre operadoras e OTT’s e relação entre operadoras e setor corporativo. Ari tem sido palestrante habitual em eventos do setor, como Futurecom, Andicom, Broadband LATAM, LTE LATAM, Mexican Telecom Forum, Andean Telco Forum, NG Telecoms e CONIP, entre outros. Ari conta com mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações e Internet, ocupando posições como estrategista de preços na Vivo. Brasil Telecom e Oi, além de analista financeiro do Google em Dublin, Irlanda. Graduado em Economia pela Universidade de Campinas com Mestrado em Gestão de Comunicação pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escocia.

Wagner Barroso

Business Director @ NEC

Ailton Santos

Vice President of Nokia Software for Latin America @ Nokia

Ailton Santos é o vice-presidente da Nokia Software na América Latina, combinando seu perfil estratégico com sólida experiência e forte capacidade de comunicação para liderar sua equipe e contribuir efetivamente com seus clientes no caminho da transformação para a economia digital. Ele é um executivo versátil, com sólida experiência e sucesso comprovado em uma variedade de funções, funções e segmentos de mercado (além de seu papel atual), para citar alguns: • VP e líder nacional da Hewlett Packard Enterprise Software América Latina do Sul. • Chefe do Departamento de Tecnologia, liderando uma equipe de Tecnólogos Chefes responsáveis ​​pela transformação digital e arquitetura corporativa nos setores Financeiro, Telecom, Mineração, Manufatura, Energia, Agronegócio e Governo. • Diretor de Operações de Outsourcing Services para a América Latina, com uma equipe de mais de 2.000 funcionários em organização direta. • Diretor Global de Hospedagem e Data Center, expatriado nos Estados Unidos, responsável pela consolidação de Operação e Data Centers nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. Ailton Santos é um defensor ativo da inclusão, diversidade e inovação, como mentor para a próxima geração de mulheres na liderança, mentor voluntário de empresas "Startup" no programa Governo "InovAtiva Brasil" e juiz voluntário do MIT ICC (Inclusive Innovation Challenge). Atualmente, é investidor anjo e conselheiro membro do conselho de uma empresa brasileira CME Start-up (NetShow.Me). Ailton Santos foi professor de administração de empresas na universidade, também foi empreendedor no segmento de educação. O executivo tem uma educação de alto padrão nacional e internacional, para destacar: • Gestão Estratégica Avançada pela IMD Business School na Suíça • Mestrado em Gestão de Engenharia pela SMU-Texas-USA • Mestre em Administração de Empresas pela FGV-Brasil Ailton Santos alcançou certificações de renome, como: • Conselheiro de Administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) • Lean Six Sigma Black BeltCertified • Certificado ITIL Foundation