14:20 - 15:30    5G   
Painel de Debate

WEBINAR | A Importância do SDN/NFV no Network Slicing para 5G

Visão geral

- Integração entre Core 5G virtualizado & controladores SDN & orquestradores - Arquiteturas de rede aberta – fator chave para o sucesso (custo/tempo): rápida implementação de soluções - Densificação de Rede - Gestão e orquestração fim a fim - múltiplas aplicações

Segmentos

5G

Participantes

Marco Di Costanzo

Diretor de Engenharia @ TIM

Marco di Costanzo é, desde junho de 2008, Diretor de Mobile Network da TIM Brasil, responsável pela inovação, desenvolvimento e operação da infraestrutura de rede da empresa. O executivo se formou em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Sapienza – Universidade da Roma e já foi CTO da Entel e diretor de rede da Telecom Personal Argentina. Atua no mercado de telecomunicações desde 1996, quando iniciou na Telecom Itália e depois de dois anos veio para a TIM Brasil, atuando como diretor de rede.

Mauro Fukuda

Diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede @ Oi

Diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Redes da Oi, atua há 30 anos no setor de Telecomunicações nas áreas de Tecnologia (redes e sistemas), Planejamento, Projetos e Operação de Redes, tendo ocupado diversas posições técnicas e executivas na Telepar, Brasil Telecom e na Oi. Atuou na introdução de diversas tecnologias inovadoras para o setor no país e nos últimos anos responde pela área de Tecnologia de Redes da Engenharia da Oi, responsável pelas definições tecnológicas e de arquitetura de rede da operadora.

Antonio Marcos Alberti

Head of Information and Communications Technologies (ICT) laboratory @ Inatel

Antonio Marcos Alberti é engenheiro, professor, coordenador do Information and Communications Technologies (ICT) Laboratory do Inatel e programador C/C++. É doutor em Eletrônica e Telecomunicações pela Unicamp e pós-doutor pelo Electronics and Telecommunications Research Institute (ETRI) da Coréia do Sul. Autor de mais de 100 artigos científicos. Já ministrou mais de 60 palestras sobre tecnologia e suas disrupções, incluindo Hack Town, Futurecom, QCon, TEDxInatel, Pint of Science, Ciência no Boteco, etc. Colunista do Olhar Digital, EngenhariaÉ e Futurecom. Pai da arquitetura NovaGenesis. Contribuiu para documento de requisitos para Internet do Futuro na Coréia do Sul e nas discussões iniciais do Plano Nacional de M2M/IoT. Hacker de tendências e consultor.

Hanen Garcia

Gerente Global de Soluções em Telecomunicações @ RedHat

Hanen Garcia é Gerente Global de Soluções em Telecomunicações na Red Hat. Com mais de 15 anos de experiência na indústria de Telco com a criação de soluções de redes complexas e serviços de valor agregado para grandes operadoras na Europa, sua função atual é apoiar as operadoras durante a jornada de transformação de suas redes. Antes de ingressar na Red Hat, Hanen trabalhou na Ericsson como Especialista em Inovação, e projetou soluções de ponta para redes móveis. Hanen possui um mestrado em Engenharia com foco em Gestão de Inovação pela ÉTS no Canadá, além de um Master em Engenharia de Telecomunicações pela Polytech na França.

Rafaela Werlang

Sales Engineer Leader @ Ciena

Rafaela Werlang lidera o time responsável por integrar as soluções Ópticas, Ethernet e de Software da Ciena nas redes dos clientes. Com quase 20 anos de experiência no setor de Telecomunicações, trabalhou na Nortel, ECI e Telefonica. Rafaela é fluente em Português, Espanhol e Inglês. É formada em Engenharia Elétrica pela UNICAMP com MBA em Global Business Management pelo IBMEC.